16 de novembro de 2007

Município do Seixal promove a prática de desporto

A Acção Social do Município do Seixal promove, apoia e incentiva a criação e a continuidade de respostas dirigidas a crianças e jovens, que promovam o desenvolvimento de equipamentos sociais que se adaptem às necessidades das famílias e das comunidades.


No que diz respeito à área da educação, este município é responsável por impulsionar os seguintes projectos:


- Projecto Alfabetização Musical - O Projecto de Alfabetização Musical do Seixal promove o “despertar” para as primeiras noções e sensações da música. Os pais e os professores aderem a este projecto com entusiasmo e alegria, sobretudo durante as “Aulas Abertas” que no final de cada ano lectivo reflectem a dinâmica e o envolvimento do projecto Alfabetização Musical.


- Projecto Educação Ambiental - Contribuir para a criação de hábitos e atitudes conducentes à defesa e preservação do ambiente, dinamizar actividades que proporcionem às crianças e jovens um crescimento saudável, Em harmonia com o meio social e natural envolvente, são os objectivos deste projecto. Entre as actividades desenvolvidas, de acordo com os planos ou projectos de área-escola e em articulação com os clubes de ambiente e da natureza, destacam-se as visitas de estudo, saídas de campo, caminhadas à descoberta, encontros do ambiente, ateliers, jogos temáticos e incentivo à criação/manutenção de hortas pedagógicas.


- Feira dos Projectos Educativos - Feira de Projectos Educativos é uma iniciativa bianual cuja 6ª edição teve lugar em Maio de 2005 na Companhia de Lanifícios de Arrentela. Apresenta-se como um espaço de encontro entre a autarquia, a comunidade educativa municipal e diversos animadores da área da música, desporto, juventude e educação. É uma iniciativa materializada através da mostra de trabalhos práticos das escolas numa perspectiva de animação, quer na exposição de vários projectos desenvolvidos ao longo do ano lectivo, pela autarquia e pelas escolas do concelho, e ainda de espaços de ateliers em diversas áreas (teatro, dança, música, expressão plástica, artesanato, jogos tradicionais, entre outros).


O Município do Seixal incita também, a realização de vários desportos, com o intuito de promover a actividade física, diminuindo a inércia e o sedentarismo. Deste modo, no campo do desporto, este município apoia os seguintes projectos:


- Seixalíada - 24.ª edição da Seixalíada tem início no dia 22 de Setembro e prolonga-se até ao dia 20 de Outubro. A iniciativa está aberta a todos os atletas de todas as idades de ambos os sexos, federados ou não, representando clubes, empresas, instituições ou concorrendo a título individual. Este ano o número de modalidades é superior a 60, entre olímpicas, tradicionais, radicais e jogos de mesa, nas disciplinas individuais, com destaque para o atletismo, badminton, boxe, natação e cicloturismo, e as colectivas, como o futebol de 11, o futsal, o basquetebol, o andebol e o voleibol.


- Jogos do Seixal - O grande objectivo desta iniciativa continua a ser a promoção da prática regular da actividade desportiva junto dos munícipes, contribuindo, ao mesmo tempo para a criação de estilos de vida saudáveis. Neste campo, é dada uma atenção especial às crianças, através de um conjunto de actividades dirigidas às escolas do primeiro ciclo, à população idosa e aos portadores de deficiência, através de programas especiais.


Para mais informações consulte o site da Câmara Municipal do Seixal.

Sem comentários: